Palestra | Roda de Conversa | Workshop
Saúde Mental
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner
Palestra | Roda de Conversa | Workshop
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolf Steiner
Estou alinhada com as diretrizes da nova Lei 14.831/24, que certifica as empresas promotoras da Saúde Mental. Reconhecendo a crescente importância de abordar esse tema junto à população, as empresas estão comprometidas em contribuir através de ações significativas para cuidar e prevenir doenças físicas e mentais entre seus colaboradores.
Dentro dessas diretrizes, entendo que o treinamento da liderança emerge como uma iniciativa fundamental. É por meio da aquisição de novos conhecimentos e conscientização que as mudanças no clima organizacional ocorrem, promovendo o bem-estar das pessoas e impulsionando a lucratividade dos negócios.
Diretrizes Lei. 14.831/24 Certificado para Empresa Promotora da Saúde Mental
Além disso, a adesão à Lei também proporciona um posicionamento positivo da marca perante a sociedade, investidores e fornecedores, demonstrando um compromisso sólido com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
Com a avalanche de informações e pressões que os profissionais de todos os segmentos estão enfrentando, levantar esta pauta nas empresas se faz necessário para aliviar os sintomas e até mesmo evitar esta doença que já foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com o CID 11 como síndrome relacionada ao esgotamento profissional em virtude de estresse crônico não administrado adequadamente.
Problemas que as empresas enfrentam com inúmeros afastamentos, absenteísmo e presenteísmo
Com o advento dos trabalhos híbridos e 100% home office, após a pandemia da COVID-19, os profissionais/empresas adotaram novas maneiras de conduzir as atividades gerando excesso de tarefas e interesses diversos, ocasionando acúmulo de trabalho e afazeres domésticos.
Mulheres são mais suscetíveis a desenvolver a síndrome, bem como pessoas que gostam demais das atividades que exercem. Sendo assim, a rotina, o cotidiano exaustivo é uma porta de entrada para os problemas causados pelo esgotamento mental.
ESCALA BRASILEIRA DE BURNOUT
Escala Brasileira de Burnout (EBBurn) mensura o quanto os trabalhadores percebem os indicadores de exaustão emocional (esgotamento e indisposição) e frustração profissional na execução de suas atividades laborais, bem como o quanto se interessam por auxiliar e manter relações positivas com os demais trabalhadores, lideranças e clientes a que atendem em seu dia a dia profissional.
O Psicólogo poderá utilizar a EBBurn nas situações em que o foco das avaliações e intervenções esteja associado à relação de seus clientes com o ambiente de trabalho, sobretudo com foco na saúde mental.
É uma escala com adequada mensuração dos indicadores psíquicos e comportamentais do burnout, segundo classificação da CID-11. Auxilia no monitoramento de sintomas de estresse crônico nas organizações, possibilitando a prevenção de adoecimentos e afastamentos e a promoção da saúde mental. Possui aplicação rápida e simples, podendo ser utilizada em um público de ampla faixa etária (pessoas de 18 a 68 anos).
(fonte editora Vetor)
Desconto progressivo acima de três palestras para a mesma empresa.
“ Mulher é um bicho esquisito. Todo mês sangra…”(Rita Lee),
Este assunto faz parte do universo feminino, precisamos falar sobre isso.
Desconto progressivo acima de três palestras para a mesma empresa.
No país com a maior prevalência de ansiedade no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem tem transtorno mental ainda é alvo de preconceito (BBC)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. (Gov.br)
As estatísticas apontam o enorme problema que a humanidade enfrenta diante das questões com a falta de conhecimento e cuidados sobre a saúde mental, onerando demasiadamente o sistema de saúde do estado e a folha de pagamento das organizações com afastamentos médicos, absenteísmo e presenteísmo.
Na SIPAT (semana interna prevenção acidentes no trabalho), este tema pode ser explorado com bastante coerência.
As empresas podem contribuir para a queda do ranking brasileiro, atuando junto aos seus colaboradores com eventos que promovam conscientização para a busca do equilíbrio emocional. Desmistificando o preconceito acerca da procura de profissionais na área da saúde mental.
Com larga experiência no mundo corporativo, a narrativa deste assunto acontece de forma didática sobre os benefícios que as pessoas encontram ao conhecerem e conseguirem usufruírem desta ciência que está à serviço da humanidade.
Ficou com dúvidas?
Quer contratar uma palestra da Marli Arruda?